sábado, 14 de maio de 2011

Taxonomia

A seção da biologia que cuida da tarefa de classificação dos seres vivos chama-se taxonomia. Tradicionalmente, o ser humano classifica os seres vivos de acordo com seus interesses práticos. A ciência da taxonomia, porém, agrupa os seres vivos por semelhanças no corpo e também no funcionamento, no desenvolvimento do organismo, no modo de reprodução e até entre seus genes. As semelhanças, e também as diferenças, utilizadas na classificação biológica dos seres vivos ajudam a entender como os diversos grupos evoluíram. A classificação, portanto, procura mostrar as relações de parentesco evolutivo entre os seres vivos.

Espécie: é o conjunto de organismos semelhantes entre si capazes de cruzar e gerar descendentes férteis.


                                             OS CINCO REINOS DOS SERES VIVOS

Reino Monera : Nele estão as bactérias e as algas azuis, ou cianofíceas. Na realidade, elas são um tipo de bactéria com clorofila e têm a capacidade de realizar a fotossíntese. Muitas causam doença ao ser humano (cólera, tuberculose, tétano, sífilis, etc.). Outras são importantes para a decomposição da matéria orgânica. Outras ainda são utilizadas pelo ser humano na fabricação de iogurtes e alguns queijos.

Reino Protista : Abriga todos os seres unicelulares que possuem núcleo. Os protistas heterotróficos são chamados de protozoários . Um exemplo é a ameba.


Reino Fungi : Engloba os fungos. A maioria é pluricelular. Seu corpo é formado por uma série de fios chamados hífas. Um exemplo do reino fungi é os fungos.

Reino Animalia : Compreende os animais. São pluricelulares e têm células dotadas de núcleo. Um exemplo é o cavalo.

Reino Plantae : Corresponde as plantas. São seres pluricelulares, com células dotadas de núcleo. Um exemplo é as plantas.




       

Nenhum comentário:

Postar um comentário